sábado, 11 de dezembro de 2010

Interação e cooperação através de projetos.

Acredito que o fato de trabalharmos de maneira cooperativa em projetos pedagógicos torna-os mais atrativos e fundamentados, pois além de abordar a temática de vários ângulos, também possibilita o enriquecimento de ações projetadas através de discussões dentre as áreas envolvidas. È imprescindível que não seja deixado de lado a realidade em que o aluno está inserido, trabalhar com projetos só tem sentido e faz com que os alunos compreendam as relações existentes entre as linguagens e dão a eles a oportunidade de transformar a sala de aula em ambiente de grande expectativas e investigação através da pesquisa quando o professor se atenta a fatos importantes levantando questões interdisciplinares e identificando pontos comuns entre eles, levando o aluno a um melhor entendimento do mundo concreto em que está inserido e à compreensão destas relações.

Pode-se dizer que o conhecimento concebido através da execução de projetos cooperativos deveriam ser conhecimentos críticos, pois são saberes construídos na interação coletiva fazendo com que o educando se reconheça como elemento fundamental integrante do processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim, uma maior conscientização sobre os diversos estratégias individuais e grupais nas práticas e resoluções de problemas.

Roseneide Jung da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário